menu-topo

Tiveste 3 cesarianas? Então vem cá!

sexta-feira, março 18, 2016
[Para onde me leva a minha insónia]
Se estás a ler isto e tiveste 3 cesarianas, ou conseguiste ter um parto normal depois de duas cesarianas - ou conheces alguém - fica aqui mais  bocadinho.)
Bem, eu já sei que vou ter de fazer a terceira cesariana. Após duas cesarianas seria arriscado, ainda que lá fora no estrangeiro já haja quem faça o contrário.
Por cá, a maioria diz que não.  
Li muito sobre isto porque adoraria ter um parto natural mas, claro, não quero correr riscos, nem colocar o meu médico numa situação difícil. 
Uma das minhas cesarianas não foi nada fácil e esse historial é MUITO importante nesta decisão. A outra cesariana foi top e ao segundo dia já corria atrás da minha filha mais velha pelo hospital. Das duas tive subida do leite mas a amamentação foi deficiente na primeira e top, até aos 6 meses, no segundo. Mas isso acho que teve a ver com a falta de dores e uma recuperação maravilhosa.
Numa terceira cesariana há 5 vezes mais risco [segundo algumas teorias] de acontecer uma rotura do útero e isso pode trazer graves complicações para a mãe e/ou para o bebé. 
Fui logo avisada. E tendo uma das cesarianas sido a ferros e uma recuperação muito difícil não ajuda em nada os meus argumentos.
Aceitando uma terceira cesariana fui ler como podia substituir a ocitocina libertada no parto normal. Haverá alguma coisa a fazer? [Dá-se mesmo ocitocina? Mas isso é natural?] Devia deixar de tomar magnésio para ter mais contrações?! E essas contrações tão importantes para a expulsão também serão úteis na cesariana, para o bebé? Há algum super alimento que me traga ocitocina? Lol Devo esperar até à última?! Até que ponto o pré-parto é importante para o parto e o pós?
A ocitocina é a hormona que provoca a subida do leite, que promove a ligação com o bebé e é no momento do parto que ela se revela. As hormonas têm inúmeras funções nesta altura como de levar o útero para o seu lugar novamente e o trazer amor. Logo na cesariana não vai acontecer assim tão naturalmente.
Mas qual a importância das contrações  para o parto em geral?! E para o bebé? As contrações também preparam o bebé para nascer ou só o útero? 
Sabendo que é cesariana devo mesmo assim esperar o máximo tempo possível até a fazer, com segurança para o bebé ou é indiferente?!
Ou seja, na próxima semana vou inundar o meu médico com perguntas estranhas. [Não estou nervosa. Estou só curiosa. Calma e curiosa. E sobretudo quero ter uma palavra nas opções do meu parto, apesar da palavra final ser sempre a de quem deposito toda a confiança: o meu médico.]
Alguém já passou por estes pensamentos?  Ou conhecem alguém expert? Contem-me tudo. 

49 comentários:

  1. Olá Rita! (Está quase!!)
    A minha experiência:
    1a cesariana(pélvico): ruptura bolsa, 30min dilatação completa, após 5dias no hospital estava pronta p outra ;)
    2a cesariana: entrei no hospital com 4cm dilatação - fui lá pq o anterior tinha sido tão rápido q rive receio... Puseram-me logo a soro e deitada, contracções fortes e apos 4h e 7cm dilatação tive ruptura uterina, e cesariana de emergência. Ao fim de 15 dias ainda tomava analgesicos!
    Fui avisada q se fosse ao 3o era cesariana e só podia ao fim de 4 anos!
    Qdo penso no 3o filho tenho algum receio, confesso!
    Desejo-lhe o melhor, e vou lendo as experiências que contarem aqui para me encher de coragem... Ou não!! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita
      Não há obrigatoriedade de fazer uma 3ª cesariana apenas por ter tido 2 anteriores ( como já lhe disse antes) , especialmente com tantos anos entre a última e esta gravidez. O seu médico é que a conhece, mas para ser franca não me parece bem aconselhada.
      A ocitocina é segregado pelo seu corpo e dá-se frequentemente na indução de parto e em forma de spray nasal para facilitar a amamentação na subida de leite. Experimente.
      A cesariana ou parto normal nada tem a ver com produção de leite /capacidade amamentar. Conheço cesarianas com leite até aos 12m de vida do bebé (eu) e partos normais sem capacidade de amamentar ( eu novamente). Questão de sorte, vontade, estado físico e temperamento do bebé.
      Um beijinho e que lhe corra tudo muito bem

      Eliminar
    2. Espero que a inspire e a encha de coragem!;) mil beijos

      Eliminar
    3. Olá! A escolha depende tambem do nosso historial e do estado do útero e é nisso que confio o meu médico e por isso respeitar a sua opção.
      Quero muito um parto natural mas também quero muito não correr riscos. :)
      Mts beijinhos e vamos ver...

      Eliminar
  2. Tive uma cesariana e no segundo um parto vaginal (não digo natural porque induzir o parto e ter expulsão a hora marcada não é natural!). Foi muito melhor aa cesariana, recupeeração lenta, mas o parto vaginal em termos psicologicos foi pior, até porque sempre me disseram que seria outra cesariana e por isso não estava preparada! Agora, 18 meses depois, olho para tras e nem acho que foi assim tão mai :-) e que foi com muito mais emoção e lágrimas! Coisas de mãe!! :-) bjinhos e que corra tudo pelo melhor (PS: se for ao terceiro quero uma cesariana se faz faavor!!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah pois. As hormonas. ;)
      Mts beijinhos

      Eliminar
  3. Olá. Eu tive 3 cesarianas.
    Só da primeira não entrei em trabalho de parto ( teve de ser marcado). Do 2º, não dilatava e foi muito próximo do 1º ( engravidei do 2ºa big girl tinha 17 meses, acabei na mesa de operação para a cesariana. Foi uma cesariana com diversas complicações e a ferros.Da 3ª ainda tentamos o parto normal, mas uma vez mais muitas contracções e a dilatação para onde foi? Chegava aos 3 dedos e parava...com as contracções fortes ficaram com receio de ruptura uterina e lá fui para a cesariana.
    Segundo os diversos médicos posso ir ao 4º. O meu útero está óptimo!
    Beijinhos e tudo de bom aos 5 :D.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo mt parecido comigo. Cesariana a ferros na primeira filha. Horrível!!! Tentativa de parto normal no segundo e nada. Mts beijinhos

      Eliminar
  4. Tenho uma amiga que fez 4 cesarianas, queria fazer uma laqueação e o médico aconselhou a a não fazer porque estava tudo impecável. Tomou sempre ociticina, teve leite a rodos!!!Deu de mamar até tarde sempre e em todos os Filhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, depende de muita coisa. Na primeira não foi espectacular mas do segundo tive imenso também. :)
      Mts beijinhos

      Eliminar
  5. Olá! Fiz 2 cesarianas (a última foi o dr F C 😀)e às 29 semanas, estou a caminho da última,que das 38 semanas não passa . Espero que corra tão bem como asanteriores. Essas questões não me surgiram.... vou averiguar e questionar a médica. Beijinho, e tudo a correr pelo melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito boa sorte!!! Mil beijos ❤️❤️❤️

      Eliminar
  6. Ola ola! A minha 1ra experiencia foi um castigo e muito inconpetencia pela parte dos enfermeiros que me atenderam. Apos ter deixado de comer 8h antes da entrada no hospital as 19h, tentei adormecer mas 7h induziram me o parto. Induçao essa que automaticamente impediu me de andar devido às dores.Entretanto levaram me para a sala de partos,onde fiquei 16h sem conseguir a dilataçao total,onde me deram epidural 2x, onde ja so vomitava bilís e a tensao disparou (pre-eclampsia novel 2). Com uma equipa novata de 6enfermeiros à volta sem saberem o que fazer.Entretanto a medica que atendeu me de manha Volta,da um berro para me levarem com urgencia para o bloco operatorio e eu desmaiei.ela exerceu a ceseriana e qd acordei nao tinha o bebé e mal conseguia falar pq estava paralisada devido à anestesia geral que me administraram...E depois give de ficar internada mais 18dias,pq nao conseguiam controlar a minha tensao arterial. Entretanto recuperei, o meu filho é saudavel e mamou quase ate 11m :)
    Hoje,estou a 13dias da minha 2da ceseriana. Mas decidi ter o bebé em Uk, talvez pelo receio dos hospitais publicos portugueses. Por cá a partir do momento que souberam que tive pre eclampsia, 2x por semana durante today a gravidez tive de ser analizada,ao sangue, urina e tensao. O medico aconselhou a fazer a ceseriana nao so pelos problemas de tensao, mas principalmente pela estrutura ossea(poucas ancas) e pelo tamanho do 1ro bebé,pelo que faz todo o sentido,pois nao importa o tamanho da Mae se ela nao tem estrutura ossea para fazer toda a dilataçao para expulsar o bebé.Ja nao estamos na pre historia! Mas mudando de assunto,sei que se decidir ter o 3filho, tambem Sera ceseriana :)
    Beijinhos e tudo de bom para a familia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que a culpa foi da incompetência dos enfermeiros novatos... Por Deus!

      Eliminar
  7. Ola. Fiz 3 cesarianas em 4 anos...apesar de sempre ter "sonhado" com parto normal. Na ultima, felizmente que não sonhei pois quando me abriram (as 38 semanas) o útero desfez-se... Tive outras complicações e por sugestão médica e em concordância comigo optámos por laqueação. Em termos de dor, a melhor de todas foi a segunda por os pontos foram internos (Hospital privado). A primeira e a terceira como foram no público (pelo menos nestes hospitais onde os tive) agrafaram...e as dores são bem maiores e incómodas. - Para além disso no privado não se coíbem de nos dar mais medicamentos para as dores, no público é quase só paracetamol! As cesarianas em nada impediram de ter leite em qualquer uma dos três (a minha opção é que foi diferente depois por questões pessoais). Vai tudo correr pelo melhor! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai quanta estupidez e incompetência... Claro que só dão paracetamol... Se é só o que lhe podem dar por causa da amamentação!!!
      Se ficasse com a sua vida em risco, ou a do bebé, veria para onde o privado a mandaria.

      Eliminar
    2. Por acaso a mim correu-me melhor no público do que no privado, mas acho que cada cesariana é uma cesariana. É difícil conhecermos o que aconteceu mal ou diferente. Agora vou outra vez para o público onde nasceu o segundo porque adorei. Um beijinho

      Eliminar
  8. Tive três cesarianas...subida de leite ainda no hospital...
    Recuperação fácil e natural...
    A cicatriz óptima...
    Quanto menos receio melhor...
    Vai correr tudo bem...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim. Alegria e amor. São anestesias top! :)
      Mts beijinhos

      Eliminar
  9. Eu sou a 3.ª cesariana da minha mãe ;) Correu sempre bem e amamentou os 3 filhos.
    Eu já fiz 2 cesarianas, as duas maravilhosas, na segunda romperam-me as águas mas nem tive dilatação... Levei ocitocina nas duas, a amamentação foi a pior experiência da minha vida :( Tenho o útero preparado prá 3.ª e o mais novo só tem 19 meses... Boa Sorte, estou cheia de "inveja" (da boa, claro).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ❤️❤️❤️
      Acredito que com acompanhamento a amamentação corre melhor. Eu tive as duas experiências e agora para esta acredito estar preparada.
      Um beijinho enorme e espero por si no.clube dos 3 ;)

      Eliminar
  10. A minha madrinha passou por 3 cesarianas sendo que as 2 primeiras foi num espaço de 1 ano e 3 meses e a 3º foi passado 10 anos. O mais importante é que a 1º cesariana foi à 42 anos a 2º cesariana foi à 41 anos e a 3º cesariana foi à 31 anos. Por isso se nessa altura correu tudo bem e amamentou os filhos nos dias de hoje ainda melhor...
    Sem stresses e curte o momento...Beijinhos apertados

    ResponderEliminar
  11. Olá, Li o artigo e tenho uma coisa diferente, tive QUATRO cesarianas, só a última tive mais dores do que o normal.
    1 cesariana por obrigação
    2 cesariana foi 12 meses depois
    3 cesariana 33 meses depois
    4 cesariana 8 anos depois

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espetáculo!!!! ❤️❤️❤️❤️

      Eliminar
  12. Bom dia
    Eu fiz 3 cesariana (2006;2009 e 2014) porque na primeira não avancei dos 4 dedos de dilatação e as outras duas a médica não quis arriscar porque tinha as paredes do colo do útero muito finas !
    Correram as 3 muito bem tive 3 recuperações óptimas sem complicações nem problemas !!! Dei de mamar aos 3 até quando quis é resultado ... Tenho uma deliciosa princesa e dois príncipes muito energéticos !!!
    Boa sorte !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! O importante é que corra bem! Mts beijinhos para todos!!

      Eliminar
  13. Na boa! Os bébés não podem ficar lá dentro!

    ResponderEliminar
  14. Na boa! Os bébés não podem ficar lá dentro!!!!

    ResponderEliminar
  15. Rita eu só tive um filho e foi de parto normal (como alguém disse, não digo natural, porque para mim isso é sem qualquer epidural e por aí). Correu muito bem, levei 3 pontos mas ainda assim tive dores depois do parto, não dores horríveis, mas um desconforto que só acabou quando fui tirar os pontos.

    Não consigo responder a nada mas daquilo que vejo à minha volta acho importantíssimo questionar-se em relação a tudo o que pode acontecer no parto, discutir todas as opções com o seu médico e inclusive escrever uma espécie de declaração com as suas preferências, para no final estar contente e nunca se arrepender de nada.

    Boa sorte, vai correr lindamente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ❤️❤️❤️ obrigada pela força e alegria!! Mil beijos

      Eliminar
  16. Olá Rita, não posso dar grandes dicas mas vim aqui bisbilhotar na mesma porque o meu primeiro filho nasceu de cesariana e o tema interessa-me muito, sobretudo agora, a 4 meses do nascimento do segundo. Ando a reunir informações sobre o assunto e, do que pesquisei até agora, há algumas coisas muito importantes a reter: aguardar que o trabalho de parto comece por si, se bebé e mãe estiverem OK, claro, se preciso for até às 42 semanas; não induzir o parto de forma alguma nem em nenhum momento (nada de gel para iniciar contrações nem gotas para acelerar um momento de calmaria mais prolongado, nem meios "naturais" tipo chás, acupuntura, etc.); ter um acompanhamento individual durante o parto (doula ou parteira "particular"). Super-alimentos e coisas assim, acho mesmo que não há nada e, no caso de cesariana(s) anterior(es), seja como for, também não é aconselhável. Há imensas informações em inglês, talvez já conheça isto: http://www.vbac.com/. Se a Rita ler em alemão, há um livro bom (embora inútil do ponto de vista prático, porque a situação alemã é muito diferente da portuguesa) com informações pormenorizadas e isentas: "Meine Wunschgeburt - Selbstbestimmt gebären nach Kaiserschnitt".
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alemão nada de nada ;)
      Boa! Se conseguir na segunda é ótimo!!!! Boa sorte e muitos beijinhos

      Eliminar
  17. Acabo de fazer a terceira cesariana. Recuperei lindamente, sem complicações. Vai tudo correr bem Rita. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ❤️❤️❤️ Mts beijinhos e obrigada!!!!

      Eliminar
  18. Fiz duas cesarianas. A primeira porque a minha filha estava confortavelmente sentada e de pernas cruzadas, a segunda porque engravidei tinha a primeira 6 meses. Nada programado, claro. Nunca tive preferência por cesariana ou "normal". Querer mesmo era a cegonha, mas parece que isso de os bebés virem de Paris pela cegonha não é verdade!!
    Tentei dar de mamar à primeira, correu muito mal, não consegui. Acho que me marcou de tal forma que no segundo nem tentei.
    As cesarianas foram as duas marcadas. Os meus dois filhos nasceram às 37 semanas. A primeira porque na eco era bastante grande e a estimativa do médico era que se esperasse até as 40 ela teria mais de 4 kg. O segundo teve que nascer mesmo quando fiz as 37 porque na eco às 36 tinha uma série de calcificações na placenta.
    O mais importante de tudo é ter confiança no medico. Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e isso tenho. Adoro o meu médico!:)
      Mts beijinhos

      Eliminar
  19. Fiz duas cesarianas e faria mais 10 ;). A diferença entre as duas foi que a primeira foi consequencia dum parto provocado às 38 semanas sem qualquer evoluçao, e a segunda foi quase nas 41 quando as águas rebentaram espontaneamente e,de novo, o TP não evoluiu. Foi em Inglaterra. Fiz recuperaçoes magnificas e a diferença entre os dois foi que ela era uma chorona e ele um paz de alma. Se teve a ver com a forma de terem nascido (ela com ordem de despejo, ele quando estava preparado) não sei, mas é algo que sempre me intrigou 😉.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivesse parto normal agora só provocaria se fosse mesmo necessário. ;) Acho que corre sempre melhor quando a natureza comanda. Dentro do que não põe em risco o bebé e a mãe claro.
      E olhe que também tenho isso em casa e não me parece que tenha influência lol e mesmo deles. :)

      Eliminar
  20. Olá Rita, o meu nome è Ana Patrocínio, sou doula , tenho conhecimento sobre evidências científicas acerca desse tema e também lhe posso ajudar explicando-lhe como funciona a questão hormonal no trabalho de parto e vínculo entre mãe e bebé, deixo aqui o meu contacto de trabalho, estou ao dispor : 937981952

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que querida!!! Obrigada!! Ligo sim! Mil beijos

      Eliminar
  21. Há também questões emocionais a serem vistas ;)

    ResponderEliminar
  22. Olá Rita! Pelo que percebo cada caso é um caso e varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. A minha mãe teve 4 cesarianas e com intervalos de 1 anos e 2 meses da primeira para a segunda, de dois anos da segunda para a terceira e de 1 ano e três dias da terceira para a quarta. Correram todas muito bem e em nenhuma delas foi sua opção a cesariana, mas nunca conseguiu dilatar... Há 5 meses tive o meu primeiro e filho e também foi cesariana e no mesmo hospital onde irá ter a Madalena. Também queria muito um parto natural, mas também não dilatei, para além do bebé ser grande (3970kg) e a minha estrutura pequenina. Tinha feito o plano de partos, mas no fim tentei relaxar e não idealizar ou romancear muito a coisa, e foi o que me valeu porque nada correu como eu gostaria, mas tudo correu como deveria e da melhor forma possível para mim e para o meu bebé.
    O meu marido não pode assistir e francamente, ao contrário do que pensava antes do parto, foi melhor assim. Romperam-me lá a bolsa e induziram o parto mais que uma vez. Mas nada foi feito sem o meu consentimento e tudo foi feito tendo em conta as circunstâncias e o caso específico (estava há algumas horas em trabalho de parto, a vomitar incessantemente e com tonturas - parece que reajo mal ao opiáceos da epidural e nem medicamentos para vómitos e náuseas me valeram - e mesmo com as induções não havia dilatação e as contrações simplesmente pararam. Como foi cesariana o bebé não veio logo para o meu peito, mas foi uma questão de 2 ou três minutos e fomos para o recobro amamentar rapidamente. A questão do cordão ser cortado "tardiamente" já sabia que não seria indicado já que sou RH negativo e o bebé positivo e, como tal, não seria aconselhável. De resto, tenho a dizer que a equipa foi fabulosa e nada do que correu ao contrário do que eu gostaria teve a ver com a equipa.
    Quanto à amamentação a coisa não correu assim tão bem e sabendo o que sei hoje teria feito muita coisa diferente e fiquei francamente descontente com a equipa do puerpério. Mas certamente a Rita saberá o que fazer já que tem experiência. Os primeiros são sempre "cobaias"...
    De qualquer forma, e se encontrar à venda porque estão sempre esgotados, existem uns sprays nasais de ocitocina que facilitam a amamentação porque ajudam o leite a "descer/subir". Pode ser que ajude naquela fase inicial. Usei mas já um mês após o parto porque desconhecia de todo e teria facilitado muito os primeiros dias. Será certamente algo que levarei comigo num próximo parto. Não custa tentar...
    Queira tudo pelo melhor! Um beijinho.

    http://translocacaodoamor.blogspot.pt/2015/10/40-semanas-e-1-dia-quando-o-tive-em.html?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um trabalho de equipa! E deverá ser assim. Conjugar as nossas preferências com as opções médicas, e tudo a bem no relaxe!;)
      Muitos beijinhos e obrigada pela partilha!!!!

      Eliminar
  23. Como ja escrevi algures... Eu tive duas cesarianas, uma foi consequência de uma indução mal feita, a segunda por problemas respiratórios e febre. No Baby 3 eu li muito, informei-me e decidi ter o bebe pela via vaginal tendo em conta que em vários países uma Sra com 2 cesarianas é na mesma candidata a parto normal. Foi uma escolha nossa. O bebe nasceu em casa. Foi um parto de 13h. Mas foi sereno. Agora o baby4 nasceu também em casa de um parto de 2:30. Outro parto simples, sereno, mas sobretudo muito respeitado. Se eu corri riscos?!? Sinceramente acho que eles existem sim, mas se os colocarmos todos na balança... Os riscos de fazer uma epidural, uma cirurgia (cesariana) são bem maiores. Pensei muito se havia de escrever... Mas quero que penses que se trata apenas de partilhar a minha experiência. Não sou melhor por isto. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Rita deixe me sugerir lhe o livro: os bebés também querem dormir. A Constança C. Ferreira é a maior expert em ocitocina.
    boa sorte
    beijinho

    ResponderEliminar
  25. Olá, tive 3 cesarianas tudo correu muito bem. Todos em redes particulares. As duas últimas com os mesmo médicos. Estou a espera do meu 4 filho. Apesar de ouvir ser arriscado estou tranquila. Deus no controle sempre.

    ResponderEliminar