menu-topo

Parto todo feitinho.

segunda-feira, abril 04, 2016
Ahahahah 
Aposto que, com este título, pensavam que era o trabalho de parto??!!! Ahahahah [Não consigo parar de rir!!!]
Nããããooo!! O que está feitinho é o Plano do Parto. Lembram-se?? Aquelas questões todas com que eu vos andava a atormentar. 
Ora bem! 
Mandei um mail com as minhas questões para o HSFX e fui convidada a ir lá falar de tudo e conhecer os caminhos que faz uma grávida quando entra no hospital.
Eu já conhecia porque tive lá o boy, se bem que a memória está para lá do confiável. 
Primeiro esta história maravilhosa. Combinei lá com a Brás, uma das Mãe que sabe (ver foto nós lindonas) para ela me devolver um sling que lhe tinha emprestado para a Isabel. Ponto de encontro top para duas grávidas, uma em repouso total que só sai para consultas e médicos. Há que gerir bem o tempo de soltura, não?!
Comemos que nem umas lontras ao meio dia no próprio do café do hospital e, vai daí, convidei-a para se juntar a mim nesta visita e no esclarecimento das minhas dúvidas. E ela nem sequer vai lá ter a bebé. Ahahahah 
Programaço!
Fomos acompanhadas por uma enfermeira (querida, querida) chamada Patrícia e que espero apanhar no dia P.
Então lá lhe perguntei por tudo (melga!!!) e vim de lá tão feliz que não imaginam. Todas as minhas dúvidas e o que queriam que fizessem ou não fizessem são já políticas do dia a dia do hospital. 
Todinhas! Tudo o que eu sonhei.
1. Já não põem colirio nos olhos dos bebés quando nascem.
2. Põem logo, mesmo em cesariana, o bebé no peito da mãe. Se estiver tudo bem com os dois, vem mesmo antes de ser vestido, pesado, medido, etc...
3. Chamam logo, logo, o meu marido para o recobro. Ainda não pode estar presente mas depois duma conversa com o meu médico pensei que talvez fosse melhor pelas infecções e até traumas por se tratar, no fundo, duma cirurgia. Mas quero-o ao pé de mim o mais rápido possível!!
4. Não limpam o vérnix como eu tanto queria.
5. Dão kit de boas vindas com produtos para o bebé o que vai aliviar muito o peso da minha mala cheio de frascos. [Não sei que marcas.] 
Agora é levar no dia o Plano de parto com estes desejos agrafado ao livro da grávida e avisar boca a boca a equipa que vai estar comigo. Também podem enviar por mail para a direção de obstetrícia.
Ainda fiquei a saber que posso escolher se quero música, que rádio quero ou até levar as minhas músicas numa pen. 
Vou pôr tudo a dançar Kizomba! ;)
Beijinhos!!!
Infos sobre Plano de parto: Associação gravidez e parto


4 comentários:

  1. Olá Rita! Já leio o blog há muito tempo e nunca comentei. Hoje vai ser o dia. Porque o parto da Madalena está perto e por de certa forma achar que a Rita está muito ligada ao meu parto. Passo a explicar... Estávamos em dezembro de 2013 a três dias da minha dpp, esse tinha sido o meu último dia de trabalho, sentia-me muito bem e sem sinais que o grande dia estava a chegar. Nessa noite, não tinha sono e estava agarrada a ler o Socorro sou mãe. Acabei o livro eram umas duas da manhã. Levante-me para ir à casa de banho e plock rebentaram as águas...

    Senti que o livro devia estar, inconscientemente, na minha to do list... ;) E é assim que a Rita vai ficar sempre na minha memória e no meu coração. É impossível não reviver o meu parto sem pensar no livro e em si.

    Serve este comentário só par que saiba que tem aqui (mais) uma pessoa a enviar-lhe boas energias e a desejar-lhe tudo de bom no parto e na vida em geral ;)

    Bj

    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,
    A minha filha nasceu em Novembro no HSFX. Correu tudo muito bem. Calhou-nos a enfermeira Lídia que foi espectacular. Penso que em geral as equipas da Urgência de Obstetrícia são muito boas neste hospital.
    Nessa altura o kit de boas vindas incluia um conjunto de amostras da Mustela e uma garrafa de água, entre outras coisas menos relevantes. Fornecem-nos o soro fisiológico, álcool, fraldas, compressas esterilizadas e não esterilizadas e daquelas esponjas para o banho já com o sabonete.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. O pai ainda não pode assistir se for cesariana, mas está a ser tratado para que isso seja uma realidade em todos os Hospitais/Maternidades públicos deste país, porque os riscos são iguais no público e no privado e, se os mesmo médicos aceitam a presença do pai ou de um acompanhante no privado, não existe razão para que não o seja no público. E ainda lhe digo mais, a legislação atual já prevê a presença do pai numa cesariana programada. Que saber mais?! Contacte a www.associacaogravidezeparto.pt, que devem conseguir esclarecê-la sobre isso. Tem direito à presença do pai. Faça valer-se do seu direito!!! :)) Boa sorte (Mónica Barbosa, 1ª peticionária da Petição pela presença de acompanhante nas cesarianas programadas e consideradas de baixo risco).

    ResponderEliminar
  4. Cá está: https://dre.pt/application/file/74198769
    A partir de hoje já é possível os pais estarem presentes na cesariana. Dentro de 3 meses todos os hospitais têm de ter tudo preparado para que isto seja possível.

    ResponderEliminar