menu-topo

Natal consciente. À mesa também!

terça-feira, novembro 20, 2018
Foto Mariana Sabido
Para este Natal estou a ter muito cuidado com os presentes que compro. Aliás, acho que esta mudança veio para ficar e agora há um sino que toca cada vez que faço uma escolha errada.
Cuidado é a palavra certa. Penso na pessoa, no material, no sentimento, no ambiente, etc...
Por causa da Tribo, tenho o privilégio de conhecer imensos artesãos talentosos e isso leva a que me lembre sempre de uma peça especial para alguém especial. 
Se já cheguei aqui em relação aos presentes, pensei que também tenho de fazer compras saudáveis e amigas do planeta na consoada e outros dias de festa.
Com a loucura que se come de bacalhau nesta quadra quis escolher uma opção que respeite todas as obrigações para se manter a espécie. Aprendi isto no LIDL, não fazia ideia, e agora sei que devo sempre procurar o símbolo MSC, que significa que tem origem em pesca sustentável certificada. 
Ou seja é aquela cujas práticas podem ser mantidas sem que isso faça reduzir a capacidade das espécies alvo de manter níveis de população saudáveis e sem impactos negativos no ecossistema.
Sei que mais gente vai ficar feliz com esta informação porque estamos na era de nos preocuparmos com o que deixamos aos nossos filhos e apagar os erros do passado.
Sugiro também escolherem os produtos deluxe, são sempre um certificado de boa qualidade. Costumo comprar o bolo rei (para o meu marido), rainha (para nós), pão de ló... Como tenho pouco tempo para cozinhar e o nosso Natal é uma correria é sempre uma ótima solução para levar (e se sobrar, trazer de volta;))
Também há outras coisas que adoro nesta gama como flor de sal, queijos e patê, as vieiras, o anel de camarões, tempura de camarões, as pizzas, o cheesecake de Limão...
Deixo-vos uma receita que gostei muito do LIDL e que pode fazer um Natal diferente aí em casa.
Bacalhau lascado com legumes e puré de grão

Tempo de preparação: 80 Min.

1 - Depois de descongelado, passe o bacalhau por água limpa, coloque-o dentro de um tacho coberto com água fria e leve ao lume. Quando começar a ferver, desligue e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água.
2 - Descasque a cebola, os alhos e as cenouras. Limpe o alho francês, corte-o em rodelas finas, lave-o e deixe escorrer. Rale as cenouras.
3 - Leve ao lume uma frigideira com uma colher de sopa de azeite. Quando o azeite estiver quente, junte os espinafres e deixe-os cozinhar até perderem o volume, mexendo de vez em quando. Escorra o líquido e reserve.
4 - Leve de novo a frigideira ao lume com quatro colheres de azeite. Junte o alho francês e deixe cozinhar durante cinco minutos. Acrescente a cenoura, misture e deixe cozinhar durante mais cinco minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta, um pouco de salsa picada, retire do lume e adicione aos espinafres.
5 - Reduza o grão a puré com a ajuda de um passe-vite. Pique a cebola finamente, deite-a para um tacho com cinco colheres de azeite e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione o puré de grão. Misture, tempere com sal e pimenta e mexa bem. Desligue o lume, mas mantenha o puré quente.
6 - Escorra o bacalhau e guarde a água. Limpe-o de peles e espinhas e lasque-o.
7 - Numa frigideira, junte o resto do azeite e os alhos picados e leve ao lume a aquecer. Acrescente o bacalhau e o pimentão e envolva com cuidado.
8 - Sirva o bacalhau sobre uma cama de puré de grão e legumes e decore com ovo e salsa picados.

Sugestão do Chef: Se preferir o puré mais fino, junte um pouco da água de cozer o bacalhau. Aproveite a parte menos nobre do alho francês, corte-a em tiras finas e frite-as em óleo quente até ficarem crocantes. Espalhe sobre o bacalhau antes de servir.


Sem comentários:

Enviar um comentário