Biscoitos perfeitos para a melhor altura do ano

Tempo de leitura: 4 minutos
Biscoitos de gengibre, chia e canela

Se os vossos filhos estão de férias aqui deixo esta receita que fiz com os meus. Confesso que inventei um bocado mas resultaram. 😉
Perguntam-me muitas vezes as receitas do que faço e, por isso, aqui vão algumas dicas para trocar tudo por mais saudável. Eu adoro inventar e testar novas ideias na cozinha. 
Este é um bom presente para oferecerem este Natal. 
É o que estamos a fazer cá em casa para darmos às pessoas que nos são mais queridas. E é maravilhoso porque fazemos todos e pomos, neste presente, muito carinho. Decoramos os frascos e escrevemos mensagens especiais.
É um presente económico e que leva muito amor à mistura.
E não são uns biscoitos quaisquer. Tentamos sempre oferecer saudável.
Aqui vão os nossos truques nesta receita:
Normalmente trocamos ovos por sementes de linhaça. 
Eu uso linhaça para substituir os ovos. [Um ovo equivale a 1 colher de sopa de farinha de linhaça deixada de molho em 2 colheres de sopa de água durante 20 minutos. Ou seja, para dois ovos, ponham 2 colheres de sopa de linhaça de molho em 4 colheres de água durante 20 minutos. Essa mistura resulta numa espécie de gel. Devem comprar a linhaça em semente, e só depois moerem, porque a farinha de linhaça já pronta não dá o ponto do ovo.]
Trocar por açúcares escuros. Eu uso a linha de açúcares escuros da Sidul dependendo da receita, são uma boa alternativa ao açúcar branco, visto que são mais húmidos e aromáticos. Dá aquele gostinho caseiro e têm resultados diferentes, dando mais sabor e aroma às receitas.;)
Neste caso, o açúcar que usei foi o Sidul mascavado com stevia, um açucar mascavado que permite fazer doces deliciosos com metade das calorias, em comparação com a utilização da mesma quantidade de açúcar mascavado tradicional.
Este açúcar da Sidul combina o açúcar mascavado com o extrato de folhas de Stevia que é 200 vezes mais doce do que o açúcar, mas contém zero calorias, o que é maravilhoso nesta época natalícia 😉
Também costumo trocar a farinha para farinha de côco, quinoa, trigo sarraceno, ou de arroz integral… e em vez de óleo normal ou manteiga uso óleo de côco.
Aqui vão encontrar algumas boas sugestões com alternativas boas. 
Depois digam se gostaram.

Ingredientes:
90g de açúcar mascavado com stevia
100g de óleo de côco
2 colheres sopa sementes de linhaça moídas
1 copo com água
250g de farinha côco
4 colheres de sopa de sementes de chia
1 c. de chá de fermento sem glúten em pó
2 c. de sopa de canela
1 c. de chá de gengibre em pó

Preparação:
1.    Pré-aqueçam o forno a 180°C.
2. Demolhem as sementes de linhaça no copo de água e deixem ficar assim 10 minutos
2.    Pulverizar o açúcar. [Na Bimby 2 seg/vel 9.]
3.    Adicionem o óleo de côco e as sementes de linhaça (que já estiveram de molho 20 minutos) e misturem bem. [Na Bimby 10 seg/vel 4].
4.    Adicionem a farinha, a canela, o gengibre e o fermento e misturem bem. [Na bimby 15 seg/vel 4.] Juntem as sementes de chia e misturem sem triturar.
5.    Estendam a massa e com a ajuda do copo [na Bimby pode ser o de medida] cortem as bolachas e coloquem-nas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
6.    Levem os biscoitos ao forno a 180ºC até ficarem dourados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *