Foto Mariana Sabido |
Para este Natal estou a ter muito cuidado com os presentes que compro. Aliás, acho que esta mudança veio para ficar e agora há um sino que toca cada vez que faço uma escolha errada.
Cuidado é a palavra certa. Penso na pessoa, no material, no sentimento, no ambiente, etc…
Tenho vindo também a fazer um trabalho mais consciente de poupança de de energia como embaixadora da iniciativa #GasteMenosEmEnergia da Comissão Europeia. Se pensarmos bem viver de uma forma consciente acaba por englobar todas as áreas da nossa visa. Não só no dia-a-dia, como nas festas, como nos pequenos pormenores que nos acompanham. Comprar também faz gastar energia e, por isso, temos de pensar como o queremos fazer.
Sei que mais gente vai ficar feliz com esta informação porque estamos na era de nos preocuparmos com o que deixamos aos nossos filhos e apagar os erros do passado.
Sugiro também escolherem os produtos deluxe, são sempre um certificado de boa qualidade. Costumo comprar o bolo rei (para o meu marido), rainha (para nós), pão de ló… Como tenho pouco tempo para cozinhar e o nosso Natal é uma correria é sempre uma ótima solução para levar (e se sobrar, trazer de volta;))
Também há outras coisas que adoro nesta gama como flor de sal, queijos e patê, as vieiras, o anel de camarões, tempura de camarões, as pizzas, o cheesecake de Limão...
Deixo-vos uma receita que gostei muito do LIDL e que pode fazer um Natal diferente aí em casa.
Bacalhau lascado com legumes e puré de grão
Tempo de preparação: 80 Min.
1 – Depois de descongelado, passe o bacalhau por água limpa, coloque-o dentro de um tacho coberto com água fria e leve ao lume. Quando começar a ferver, desligue e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água.
2 – Descasque a cebola, os alhos e as cenouras. Limpe o alho francês, corte-o em rodelas finas, lave-o e deixe escorrer. Rale as cenouras.
3 – Leve ao lume uma frigideira com uma colher de sopa de azeite. Quando o azeite estiver quente, junte os espinafres e deixe-os cozinhar até perderem o volume, mexendo de vez em quando. Escorra o líquido e reserve.
4 – Leve de novo a frigideira ao lume com quatro colheres de azeite. Junte o alho francês e deixe cozinhar durante cinco minutos. Acrescente a cenoura, misture e deixe cozinhar durante mais cinco minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta, um pouco de salsa picada, retire do lume e adicione aos espinafres.
5 – Reduza o grão a puré com a ajuda de um passe-vite. Pique a cebola finamente, deite-a para um tacho com cinco colheres de azeite e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Adicione o puré de grão. Misture, tempere com sal e pimenta e mexa bem. Desligue o lume, mas mantenha o puré quente.
6 – Escorra o bacalhau e guarde a água. Limpe-o de peles e espinhas e lasque-o.
7 – Numa frigideira, junte o resto do azeite e os alhos picados e leve ao lume a aquecer. Acrescente o bacalhau e o pimentão e envolva com cuidado.
8 – Sirva o bacalhau sobre uma cama de puré de grão e legumes e decore com ovo e salsa picados.
Sugestão do Chef: Se preferir o puré mais fino, junte um pouco da água de cozer o bacalhau. Aproveite a parte menos nobre do alho francês, corte-a em tiras finas e frite-as em óleo quente até ficarem crocantes. Espalhe sobre o bacalhau antes de servir.