Miss my belly

Tempo de leitura: 3 minutos

Nunca pensei já estar a dizer isto, mas a verdade é que tenho. Mesmo. Muitas saudades.
Começa por ser só aquela sensação de borboletas na barriga que, digamos, nesta altura ainda não é nem carne nem peixe. Temos de ficar muito sossegadas, em silêncio e com muita concentração. E aí, sim… lá vêem aquelas coceguinhas tímidas que nos provocam um riso nervoso, num misto de felicidade e pânico. E é aqui que, para nós, se dá início a nova realidade.
As calças começam a apertar cada vez com mais dificuldade. Sentimo-nos maiores, muito maiores. Até podemos ouvir algumas bocas para termos cuidado com a linha. Isto se não houver outras provas, como enjoos e cuidados alimentares, que pode até ninguém reparar que temos, em nós, um bebé.
É nosso e está a crescer cá dentro. E que ninguém lhe chame gases, que isso nos tira do sério. (Apesar de que às vezes são mesmo…)
E depois queremos que toda a gente o sinta. Armamos o escândalo, chamamos com urgência quem está mais perto de nós.E quando essa pessoa pousa a mão na nossa barriga…. NADA! Um vazio total.
«- Juro, juro, que ele estava a mexer agora!»
Até aquelas grávidas que odeiam estar, acabam por recordar nem que seja um momento daqueles, vivido a dois.
Há muitas sensações dispensáveis, é verdade. Enjoos, azia, peso, calor, pontadas, retenção de líquidos, celulite, estrias, dores, contrações, ciática, descolamentos de placenta e um sem fim de possíveis contratempos. A gravidez pode ser um peso grande demais para o nosso corpo e organismo suportarem durante os 9 meses, mas haverá maravilha maior que o sentirmos mexer?!
O nosso bebé (porque para nós é sempre o nosso bebé) passa de um risquinho no teste, para embrião, depois para feto e vai, lentamente, ultrapassando todas as etapas. Ganha peso e tamanho, ganha membros, órgãos e funções, ganha ritmos e rotinas, ganha o nosso amor. E quanto mais tempo passa, melhor nos vamos conhecendo. Passamos a não nos sentimos nunca sozinhas, por mais estranho que isso pareça a quem está (literalmente) de fora. Somos dois em um, unidos por um cordão de amor.
Até àquela altura, em que chegamos a casa depois de um dia de trabalho e já enormes (os dois), nos sentamos, ansiosamente, no sofá preparadas para mais uma grande aventura. Esticamos as pernas, descansamos os tornozelos, relaxamos e aguardamos.
Entregamo-nos de corpo e alma àqueles instantes privados e preciosos.
Começamos por não perceber muito bem o que está a mexer. É a mão?! É o cotovelo?! Mais tarde identificamos, de olhos fechados, com que parte do corpo o nosso filho nos saúda.
Tornamos essa prática num hábito e até num vício.
Sabemos quantas vezes se mexe, quando se mexe e porque se mexe. E quando não se mexe, é motivo suficiente para nos levar, quase sempre desnecessariamente, a ligar ao obstetra e muitas vezes até mesmo ao hospital.
Depois aprendemos alguns truques, graças às ecografias, como um rebuçado ou um chocolatinho… para adoçar os movimentos do nosso bebé e acalmar o nosso espírito.
E mais extraordinário ainda é conseguirmos antecipar que ele se vai mexer!
«- É agora!
– Como sabes?
– Não sei. Simplesmente sei!»
Começamos por descobrir que depois da nossa agitação, vem a dele. Que sente se estamos nervosas, excitadas, felizes ou tristes. Que acompanha o nosso estado, certo que muitas vezes com delay, mas acompanha. Se paramos ele mexe, se nos mexemos, ele pára. Descobrimos que gosta de música e que até já tem alguns pratos preferidos. E que ouve a nossa voz. E a do pai. E que o conseguimos acalmar. Sentimos mesmo que, às vezes, ele parece tentar tocar nas nossas mãos…. e no nosso coração.
Damos festas e mais festas impossíveis de contabilizar. Aliás uma grávida sem a mão na barriga, não é uma grávida.
Quase no fim é incómodo. O espaço é pouco e o bebé já se sente nos sítios mais estranhos como nas costelas, bexiga e, diria até, no esófago.
Espreguiçam-se, mudam de posição e entram numa luta contra os nossos órgãos por mais um pedaço de território.
Às vezes colocam-se só num lado, outras espalham-se por todo o lado.
Também há os soluços que dão uma enorme vontade de rir e a parte chata de fazermos xixi de 5 em 5 segundos. E quase sempre tanto trabalho por um pingo.
Tira-nos a respiração, a posição e as noites bem dormidas.
Até que, depois da gravidez, já sozinhas, e ao mínimo movimento no nosso estômago, lembramo-nos daqueles tempos e, saudosas da parte boa, concluímos:
Podíamos ter ficado só assim… Um do outro para sempre!

12 Janeiro 2013
Crónica para Sapo Família

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *