branca encardida!
Nunca tentar isto em casa!!!
Lavar roupa à mão está tanto para os nossos dias como pôr azeite no cabelo.
Pode ser mais saudável, mais ecológico, mais económico, mais o que quiserem, mas dá trabalho e a nossa vida já não é o que era.
A parte do lavar – apesar de não ter tábua, ficar sem verniz nas unhas e umas valentes dores de costas e joelhos – ainda é o menos. ( E torcer a roupa… Uiiiiii)
O problema grave é que por mais que esfregue parece que as nódoas não saiem. Na roupa escura ainda vá que não vá, que não se vê – o nojo! – agora… a branca não mente e a nossa falta de jeito, tempo e pulso fica lá toda marcadinha.
Foram duas longas tranches de branca e cores. Uma antes de ir buscar as feras à escola, a outra com feras em casa… E uma diferença abismal da disponibilidade entre ambas.
Para não falar que me desarrumaram a casa toda e me fecharam ao frio no pátio.
Agora é pegar na porcaria que fiz e meter na máquina (emprestada, Self service, roubada, whatever)…
E perguntam-me vocês – com todo o direito – porque me enfiei deliberadamente nesta loucura!?
Ora que levar 16 dias de roupa de uma família de 4, activos e que gostam de se espojar com frequência em vários tipos de chão (estou a falar das crianças!) não me pareceu uma coisa simpática, barata e fácil… E na minha zona ainda não há desses milagres à filme americano que – estou já a avisar-te EDP – se chegar, penso seriamente aderir!
Vai daí a la manita pareceu-me a melhor opção…
(Para a próxima a minha mãe querida que se aguente à bronca ou nem que faça quilómetros!)
Para se voltar a 1900 e troca o passo, só nas mesmas condições.
Ou vivíamos todas a cantar à beira rio, a fofocar da vida alheia, os filhos andavam na rua à solta ao Deus dará e as mulheres eram tantas que pareciam cair das arvores… Ou então que venha o trabalho no escritório, a falta de ajuda e muitas máquinas à nossa volta.
Os dois é que não, obrigadinha!
Novidades aldeia da roupa…
Tempo de leitura: 2 minutos
Querida Rita, que drama horrivel! Procurei e encontrei uma possivel ajuda… neste blog:
http://www.organizaracasa.com/
Diz que roupa branca ao lume com rodelas de limão ficam muito bem…fica a sugestão! Espreite, ela tem dicas para tudo,
um beijo
Margarida
ahahahahah peço desculpa não estou a gozar …
adorei a descrição da fabulosa odisseia qual Eça …….
eu fique sem maquina em novembro " familia activa " tb metia
tudo em sacos e fiz um contrato com uma engomadoria que tb lavava
e entregava em casa tudo impecavel …..e não era caro….
bjns
Raquel
Rita nao sei se poderá ser mais uma opçao mas em Entrecampos em frente ao ISCTE tem uma lavandaria self service onde pode lavar e secar a sua roupa!
Não gosto de lavar à mão, mas mesmo com máquina de lavar roupa a funcionar, há cuidados a ter com a roupa, senão não dura! Ora bem, podia dissertar sobre este tema, não porque me acho mais esperta que a média das mulheres, mas porque além de ter amor à roupa que gosto, sou forreta! mas sinceramente, é porque tenho uma megamãe (daquelas super mulheres, que trabalhava, tratava de duas filhas, cozinhava e tinha tempo para fazer-lhes uns vestidos e andar sempre bem arranjada) que ao longo dos anos me foi formando e sempre cusquei e fiz experiências… Deixo só dois exemplos de roupa que não deve ir a mais de 30º e que tem de ser lavada (parcialmente) antes de ir para a máquina: as meias calças claras das meninas – aqueles joelhos encardidérrimos não se lavam sozinhos na máquina e as camisas – deles e nossas… punhos e colarinhos! Ensaboar e deixar de molho antes de colocar na máquina… sim, porque como diz a minha mãe: "A máquina não tem mãozinhas para ir esfregar nem sabe onde esfregar!"
E já agora, posso parecer que tenho 70 anos, mas não, fiz 40 há pouco: ponho roupa a corar! sim, aqueles joelhos que falei há pouco… se há nódoa que resiste a corar ao sol com sabão clarim… é porque não sai MESMO! (não posso usar líxívia em qualquer roupa, OK?)
Posto isto Rita, é uma questão de jeito, mas sinceramente, o jeito ganha-se com tempo e nós temos coisas mais interessantes para fazer com esse tempo do que estar a esfregar roupa no tanque ou na banheira (já contei a minha aventura de "férias" de 2 semanas no post anterior). Por exemplo: brincar com os miúdos e fazê-los sujar mais roupa! Ou ver um filme, nem que seja aos bocados 🙂
aqui por maputo vivo sem máquina de lavar a roupa! mesmo com empregada é um DRAMA. o tempo que se perde, meu deus, o tempo que se perde!