
Mas na realidade eu sei o que devo trazer para os meus dias de forma a vivermos em maior harmonia. E não há nada como a atenção. Com os filhos, com a pessoa que está ali ao nosso lado, que muitas vezes são quem tem de aturar o pior de nós.
Nesta correria de dias sinto muito isso. Que os fogos da rotina podem apagar a chama do casal, e a nossa relação com os filhos. Ouvirmos com atenção, darmos espaço para nos mostrarem como estão, termos pequenos gestos para mostrar que estamos ali.
Quando o meu filho fez 8 anos, agora em dezembro, escrevi-lhe uma carta. Lá contava como tinha sido quando ele nasceu, e depois como foi em bebé. Depois de ler ele disse-me que tinha sido o presente melhor que recebeu. Fiquei comovida e prometi passar a escrever sempre. Deixar bilhetes de amor pelos nossos espalhados pela casa, ter um tempinho só para cada um individualmente, oferecer flores*, dar apenas o nosso tempo e atenção pode ser o grande sucesso de uma família mais coesa, mais atentos e com mais empatia uns pelos outros.
Acredito que tudo o que der agora aos meus filhos, posso vir a colher na relação com eles no futuro. E com o meu marido o mesmo, quando tivermos o ninho vazio, teremos sempre ali aquele espaço especial que é só nosso.
Dicas para pequenos nadas cheios de tudo:
- Espalhar bilhetinhos pela casa personalizados para cada membro
- Contar muitas histórias boas da infância, do nascimento, etc…
- Ter um programa individual
- Fazer quiz para ver se todos se conhecem bem
- Uma lista de todas as coisas boas (inspirada na peça linda do Ivo Canelas)
- Largar telemóveis e tecnologias
- Jogar jogos de tabuleiro
- Fazer peças de teatro com texto próprio/ ou jogo de imitar cada membro da família
- Fazer uma discoteca em casa/piqueniques/Jantar no chão
- Ir acampar
- Ir ver estrelas no céu ou uma exploração à floresta
*Se quiserem passem o meu código ao vosso marido da Colvin Co. Para bom entendedor, meia palavra (ou código) basta. Vem aí o Dia dos namorados. Eheheh Nada melhor que tocarem à nossa porta e ser um ramo de flores lindas.

